|
|
|
Esta pauta venceu a urna de 23/09.
|
| {{subiu_orn | }} |
{{subiu_num | }} |
{{subiu_orn | }} |
{{subiu_caps | }}
{{subiu_linha | }}
|
|
Eclesiastes 1.2
Vaidade de vaidades, tudo é vaidade
|
O sopro que se vê no ar frio e some
|
| ▼ |
| |
|
«Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! É tudo vaidade.» João Ferreira de Almeida verteu assim Eclesiastes 1.2, texto impresso em 1753, e a frase ainda descreve a semana que escorre entre os dedos de quem trabalhou muito. Numa manhã fria, solte o ar pela boca. Uma nuvem branca aparece, ganha forma por um segundo e se desfaz antes que dê para apontar. Ninguém consegue guardar aquela nuvem num pote. O hebraico antigo tinha uma palavra própria para ela. A mesma palavra servia para o vapor da respiração, para a névoa que o sol da manhã dissolve e para tudo o que se enxerga bem e escapa da mão. O versículo gira em torno dessa nuvem. Em português, a palavra escolhida foi vaidade, que hoje lembra espelho, roupa cara e orgulho. Quem lê hoje entende arrogância onde o autor falava de ar. O original repete o termo cinco vezes numa frase de sete palavras. Lido devagar, o ritmo fica assim: sopro de sopros, disse o sábio, sopro de sopros, tudo é sopro. A palavra aparece bem antes, no quarto capítulo de Gênesis, e ali ela batiza gente. O segundo filho de Adão e Eva se chama Hevel (sopro), que as Bíblias em português escrevem Abel. Abel tem a vida mais curta de Gênesis. Nasce, cuida de ovelhas, oferece a Deus as primeiras crias do rebanho e sai de cena pela mão do irmão Caim, poucos versículos depois. Não diz uma única palavra no texto. Quem escreveu Eclesiastes conhecia a história dos dois irmãos. Ao abrir o livro com hevel, trouxe junto a lembrança do rapaz que passou pela terra como vapor passa pelo vidro da janela. O livro usa a palavra 38 vezes em doze capítulos, e cada tradução tentou pegá-la de um jeito. A seção I conta como a nuvem da boca virou vaidade no caminho do hebraico até o português. Continue lendo ↓
| |
|
I A Palavra
A nuvem que virou vaidade
|
|
Pense na chaleira no fogão. O vapor sobe, embaça o azulejo e some. Dá para ver, dá para sentir no rosto, mas a mão fechada volta vazia. Eclesiastes 1.2 chama essa experiência de hevel (sopro, vapor, bafo). No hebraico antigo, a palavra descreve o ar que sai da boca e a névoa leve, sem peso e sem duração. O Salmo 144.4 usa o termo com a mesma imagem: «O homem é semelhante à vaidade; os seus dias são como a sombra que passa.» No original, o homem se parece com um sopro. A expressão havel havalim (sopro de sopros) segue um molde conhecido do hebraico para dizer o grau máximo. O mesmo molde forma Cântico dos Cânticos, o cântico mais alto de todos. Sopro de sopros é o vapor mais fino que existe. O autor se apresenta como Qohelet (aquele que reúne a assembleia), que as traduções portuguesas chamam de pregador. Os tradutores gregos o chamaram de Ekklesiastés, o orador da assembleia, e daí veio o título Eclesiastes. A troca para vaidade começou na Septuaginta, a tradução grega feita por judeus de Alexandria entre os séculos 3 e 1 antes de Cristo. Ela escolheu mataiótēs (inutilidade, o que não chega a lugar nenhum). Jerônimo seguiu a mesma trilha na Vulgata, a Bíblia latina que concluiu por volta de 405: «vanitas vanitatum». Vanitas (vazio, oco) passou ao português como vaidade, e o sentido de orgulho grudou na palavra muito depois. A troca confunde quem lê hoje. Quem ouve «tudo é vaidade» pensa em gente que se admira demais. Coélet, forma portuguesa de Qohelet, pensava em tudo o que não dura. Tradutores modernos tentam voltar ao ar. Robert Alter, professor da Universidade da Califórnia em Berkeley, verteu a abertura como «merest breath» (o mais leve dos sopros) no livro The Wisdom Books, de 2010. Michael V. Fox, da Universidade de Wisconsin, foi por outra trilha. No livro A Time to Tear Down and a Time to Build Up (Tempo de derrubar e tempo de edificar), de 1999, propôs «absurdo»: o que contraria o esperado. Os exemplos de Fox vêm do próprio livro. O trabalho de uma vida fica para um herdeiro que não suou por ele, em 2.18 e 2.19. O justo recebe o que caberia ao ímpio, em 8.14. As duas leituras se completam. Hevel é o que passa rápido e também o que escapa ao controle de quem se esforça. Eclesiastes usa as duas faces, às vezes no mesmo capítulo. Abel reúne as duas. Viveu pouco, e a vida curta não seguiu a lógica de quem fez tudo certo: a oferta dele agradou a Deus em Gênesis 4.4, e a história dele termina no campo quatro versículos adiante. Hevel não afirma que a vida é inútil. Afirma que ela é vapor: real, visível, quente e impossível de reter. A argumentação inteira de Eclesiastes parte dessa imagem e volta a ela no último capítulo.
|
|
II Aplicação Prática
O inventário do vapor
|
|
Você conhece a sensação de fim de domingo. A semana foi cheia, a agenda andou, e fica difícil lembrar uma cena que valeu. O trabalho passou como bafo no vidro do carro. Coélet não responde a sensação com fórmula de produtividade. Em Eclesiastes 2.24, ele diz que nada há melhor para o homem do que comer, beber e gozar o bem do seu trabalho, e completa que o prazer também vem da mão de Deus. A ideia volta em 9.9: «Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da vida da tua vaidade.» No hebraico, os dias são dias de hevel. O conselho é aproveitar o sopro enquanto ele está visível. Os três passos abaixo levam quinze minutos e pedem papel e caneta. 1. Primeiro passo, cinco minutos. Escreva três momentos das últimas 48 horas que você viu acontecer e já não consegue segurar: uma conversa, uma refeição, um trecho de caminho. Uma linha para cada. A lista mostra o vapor com nitidez. Nenhum dos três momentos volta, e mesmo assim cada um foi real. Coélet chamaria os três de hevel sem desprezo nenhum. 2. Segundo passo, cinco minutos. Ao lado de cada momento, anote quem estava com você e o que foi dito ou comido. O detalhe concreto é a parte do sopro que a memória consegue guardar. O livro insiste nos verbos simples. Comer, beber, trabalhar, amar: Eclesiastes repete esses gestos como a resposta possível a uma vida que não se deixa prender. 3. Terceiro passo, cinco minutos. Escolha um dos três momentos e marque a repetição dele nos próximos sete dias, com dia e hora: o almoço com a mesma pessoa, a mesma caminhada, o mesmo telefonema. Um exemplo do formato: «Quinta, 12h30, almoço com minha mãe». Outro: «Sábado, 7h, caminhada até a praça com meu filho». O primeiro erro é tentar segurar o vapor. Fotografar tudo, planejar demais, transformar cada encontro em projeto. Coélet lembra, em 1.14, que as obras feitas debaixo do sol são como correr atrás do vento. O segundo erro é desprezar o vapor por ser curto. A vida de Abel foi breve, e o texto guardou dele justamente a oferta, o gesto que fez com o que tinha nas mãos. O terceiro erro é guardar a lista na gaveta. O inventário só funciona quando um dos momentos volta para a agenda da semana com hora marcada. Feito uma vez, o exercício muda a pergunta do fim de domingo. Em vez de medir quanto a semana rendeu, você passa a conferir quais sopros viu, e qual deles vai reaparecer na próxima.
|
|